O Haval H6 GT PHEV AWD 2024 é a nova atração da montadora chinesa GWM no país, inaugurando uma nova era de performance eletrificada com um SUV híbrido plug-in (PHEV). O modelo é um esportivo puro-sangue não apenas no visual único, que se destaca pela carroceria cupê, mas também no nível de desempenho, além de uma ótima autonomia elétrica de 170 km (ciclo NBR), a maior do segmento.
A alta performance do H6 GT AWD se manifesta com um poder de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, impulsionado pela tecnologia e-Traction, que é composta por um motor 1.5 turbo a combustão e dois motores elétricos. Esse powertrain é capaz de gerar 393 cv de potência combinada e 762 Nm (77,7 mkgf) de torque combinado, utilizando a mesma plataforma do Haval H6 Premium PHEV AWD, versão familiar do H6 GT.
“O Haval H6 GT é um híbrido plug-in único no mercado. Ele alia design esportivo exclusivo, performance surpreendente e um modo de condução elétrica de 170 km, sem igual no mercado brasileiro. Nenhum outro oferece a real experiência de um carro elétrico com a liberdade de um modelo híbrido”, explica Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil.
Tecnologia e-Traction
O Haval H6 PHEV traz para o Brasil a tecnologia e-Traction, um conjunto de motorização híbrida e bateria que representa uma revolução no mercado brasileiro porque combina o melhor de dois mundos: máxima eficiência energética com alta performance.
Esse conjunto é formado por três motores: um 1.5 turbo conjugado a um motor elétrico no eixo dianteiro e uma segunda unidade elétrica tracionando o eixo traseiro, alimentados por uma bateria de 34 kWh.
Mostrando sua vocação de veículo eletrificado, o H6 GT permite ainda que essa bateria possa ser recarregada tanto em corrente alternada (AC) como em corrente contínua (DC), que costuma ser exclusividade de veículos 100% elétricos. O tempo mínimo de recarga AC (0 a 100%) é cerca de 5 horas (taxa máxima de 6,6 kW/h) e de recarga DC (10% a 80%) é cerca de 29 minutos (taxa máxima de 48 kW/h).
A tecnologia e-Traction foi concebida para que os dois motores elétricos sejam as unidades principais de tração, deixando o motor a combustão como apoio, para atuar em condições específicas. Por isso, o 1.5 turbo funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria de 34 kWh. Em situações excepcionais, ele pode também gerar tração para o eixo dianteiro, geralmente em condições de uso rodoviário ou em caso de demanda total de torque, mas sempre em conjunto com os motores elétricos.
Desse modo, o novo H6 GT oferece a maior autonomia elétrica de um híbrido no Brasil, com 170 km no ciclo NBR. Isso garante ao proprietário de Haval H6 GT uma real experiência de carro elétrico, pois cobre 80% do uso diário médio dos motoristas brasileiros. O valor é equivalente a 180 km no ciclo NEDC, um dos mais usados na comparação de modelos híbridos no mercado nacional.
Devido a essa configuração de powertrain, o Haval H6 contará sempre com tração permanente All Wheel Drive (AWD), que é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas. Assim, ela varia de 100% do torque no eixo dianteiro a 100% no traseiro, passando por qualquer proporção que o sistema e-Traction avaliar necessário para garantir a melhor aderência, tanto em condições de asfalto molhado quanto em trechos fora de estrada.
Pré-reserva da linha Haval H6 no Mercado Livre
A GWM abriu no último dia 14 de fevereiro a pré-reserva da linha Haval H6 PHEV em sua loja virtual dentro do Mercado Livre. Os interessados em adquirir um H6 Premium ou um H6 GT, já no ano-modelo 2024, poderão fazê-lo deixando um adiantamento de R$ 9.000, que poderá ser pago por Pix ou boleto e ficará depositado em uma conta no Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre.
Quem fizer o depósito do adiantamento poderá selecionar uma das unidades (inclusive a cor da carroceria) que foram produzidas no início do ano e já foram embarcadas na China, com data de chegada ao Brasil programada para o mês de abril, quando serão entregues aos clientes.