Economia  05/05/2025 | Por: Redação

Mercado automotivo

Abril tem primeira queda de vendas de veículos desde fim da pandemia

Consultoria Bright Consulting analisa os resultados da comercialização de autos e comerciais leves no mês passado


O mercado automotivo fechou o mês de abril de 2025 com 196.454 veículos emplacados, um avanço de 7% em relação a março (183.650 unidades), que teve o carnaval na sua primeira quinzena. Porém, ao compararmos com abril de 2024, houve recuo de 5,5%, influenciado pelo menor número de dias úteis (20 contra 22). Confira abaixo mais detalhes do 
mercado automotivo em abril: 

• A média diária de vendas foi positiva em relação a março, tanto em showroom quanto em venda direta. O showroom cresceu 7,4% frente a março, com 103.176 veículos vendidos, enquanto a venda direta aumentou 6,5%, totalizando 93.278 unidades. 

Participação de Mercado por Montadora: 

• Entre as montadoras, Hyundai se destacou como a marca com maior ganho de participação no mês, saltando de 6,9% para 8,4% (+1,5 p.p.). Fiat também avançou, consolidando a liderança com 21,8% (+0,7 p.p.), seguida pela Toyota, que subiu para 8,3% (+0,3 p.p.). 
• Em contrapartida, marcas como Renault (-1,2 p.p.), Nissan (-1 p.p.) e GM (-0,5 p.p.) registraram retração em suas participações. 

• O ranking das cinco primeiras marcas em abril de 2025:  
o Fiat – 21,8% 
o Volkswagen – 16,4% 
o GM (Chevrolet) – 10,5% 
o Hyundai – 8,4% 
o Toyota – 8,3% 

Vendas Diretas vs Varejo 

• A venda direta manteve papel relevante, respondendo por 47,5% das transações — patamar praticamente estável frente a março (47,7%), mas acima dos 43,9% registrados em abril de 2024. Isso significa uma retração maior do showroom versus abril de 2024. 
 
Participação Regional

• São Paulo segue absoluto como o principal mercado do país, com 26% das vendas. Em seguida aparecem Minas Gerais (21,9%), Paraná (6,7%) e Rio Grande do Sul (5%).
  
Eletrificados

• Ritmo segue forte e já representam quase 10% das vendas. 
• Os veículos eletrificados somaram 19.314 emplacamentos em abril de 2025, um crescimento de 9,7% em relação a março (17.599 unidades) e de expressivos 28,5% frente a abril de 2024 (15.027 unidades). Com isso, os eletrificados já respondem por 9,8% das vendas totais do mês. 

• Distribuição por Powertrain: 
o BEV (100% elétricos): 4.869 unidades (25,2%) 
o PHEV (híbridos plug-in): 7.394 unidades (38,3%) 
o MHEV (híbridos leves): 4.804 unidades (24,9%) 
o HEV(híbridos convencionais): 2.247 unidades (11,6%) 
 
Marcas Chinesas mantêm trajetória de crescimento: 

• Modelos mais vendidos por categoria: 
o BEV: BYD Dolphin Mini (2.177 unidades - 44,7%) 
o PHEV: BYD Song Pro (2.257 unidades | 30,5%) 
o MHEV: Fiat Fastback (2.447 unidades | 50,9%) 
o HEV: Toyota Corolla Cross (951 unidades | 42,3%) 

• As marcas chinesas representaram 7,9% das vendas totais em abril de 2025, superando os 7,7% registrados em março e reforçando a tendência de consolidação no mercado nacional.